top of page
Leitura de notícias

É notícia na Recima

Durante o XV Encontro Nacional de Educação Matemática (XV ENEM), realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, a Recima aproveitou a ocasião para apresentar oficialmente sua série de publicações, Educação em Ciências e Matemática na Amazônia. A coleção foi lançada no evento como parte das atividades de divulgação e intensificação das ações da rede.


Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo (Unifesspa) e Profa. Dra. Elisângela Aparecida Pereira de Melo (UFNT) durante o lançamento.
Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo (Unifesspa) e Profa. Dra. Elisângela Aparecida Pereira de Melo (UFNT) durante o lançamento.

#ParaTodosVerem: A fotografia mostra duas pessoas em pé, ao lado de um painel de madeira que exibe um cartaz com a palavra “LANÇAMENTO” em destaque na parte superior. O cartaz apresenta capas do livros da Série Educação em Ciências e Matemática organizadas em colunas.

À esquerda está o professor doutor Ronaldo Barros Ripardo um homem de pele clara, cabelo curto e barba, usando óculos, camiseta branca, calça jeans clara e tênis branco. Ele sorri para a câmera, com o braço apoiado no suporte do cartaz.

À direita, está a professora doutora Elisângela Aparecida Pereira de Melo uma mulher de pele clara e cabelo preso sorri para a foto. Ela veste camiseta amarela estampada com uma imagem de árvore estilizada em formato de mandala, calça jeans escura e tênis branco.

À frente deles, há duas mesas brancas de plástico, sobre as quais estão dispostos livros e materiais impressos. O ambiente é amplo, coberto por estrutura metálica e com bastante luz natural, sugerindo um espaço de evento ou feira cultural. Ao fundo, é possível ver árvores e vegetação.


A série, que nasceu em 2023, é resultado do esforço coletivo em dar visibilidade à produção acadêmica em Educação em Ciências e Matemática na região amazônica, especialmente aquelas oriundas de teses, dissertações e projetos de pesquisa com impacto direto na educação básica.

Ao todo, seis volumes compõem a coleção, cada um apresentando abordagens distintas, desde propostas didáticas até reflexões acadêmicas sobre ensino-aprendizagem no contexto amazônico. Todos os títulos já estão disponíveis para download gratuito no site da Recima. No XV Enem, exemplares impressos foram distribuídos gratuitamente para os presentes no evento. Mestrandos e doutorandos do Timor Leste, por exemplo, levaram fizeram a aquisição de obras para levarem para bibliotecas de seu país.

O evento de lançamento, com presença dos membros dos diretores da Série, os professores Dr. Ronaldo Barros Ripardo (Unifesspa) e Dra. Elisângela Aparecida de Melo (UFNT), foi uma oportunidade única de conectar a produção intelectual local com professores, gestores e pesquisadores de todo o país e internacionalmente, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática em contextos regionais.

Clique aqui para baixar os exemplares já publicados.




 
 
 
ree

Com muita satisfação, a Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) divulga o resultado final do Prêmio Recima de Dissertações, que reconhece a excelência e a relevância das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação participantes da Rede. As dissertações defendidas de 1º de janeiro de 2021 a 30 de dezembro de 2024 e indicadas na fase de pré-seleção foram avaliadas com base na aderência e coerência com a área de concentração e as linhas de pesquisa bem como com a atualidade, a relevância social dos temas e as contribuições para a ampliação qualificada do conhecimento na área.


Confira, a seguir, as dissertações selecionadas por programa.

 

ree

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) – Unifesspa

 

Amanda Gil Cardoso de Lima. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do Curso de Matemática. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo. Coorientador: Míriam Cardoso Utsumi.

 

Calvino Pereira da Silveira Junior. Redes herdadas: um estudo etnomatemático sobre a geração, organização e difusão de saberes tradicionais da pesca artesanal na Vila dos Pescadores, em Bragança - Pará. Orientador: José Sávio Bicho de Oliveira. Coorientadora: Mônica Maria Borges Mesquita.

 

Danniel de Oliveira Santana. Os saberes primevos da cacauicultura amazônica subsidiando a formação de saberes escolares. Orientador: Attico Inácio Chassot. Coorientadora: Luely Oliveira da Silva.

 

Davi de França Silva. Narrativas de Professores que ensinam matemática em Escolas Comunitárias Familiar Rural do Estado do Pará. Orientador: Carlos Alberto Gaia Assunção.

 

Jessica de Oliveira Reis. Radioatividade e o ensino das Ciências da Natureza: fatos históricos sobre o acidente do Césio-137 e o Estado do Pará. Orientadora: Alessandra de Rezende Ramos. Coorientador: Antônio Maurício Dias da Costa.

 

Kamilla Ferreira da Silva. A representação social dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão na Universidade do Estado do Pará - Uepa - Campus VII. Orientador: Emerson Batista Gomes.

 

Lucas de Sousa Costa. A dimensão socioambiental da Amazônia na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Orientadora: Danielle Rodrigues Monteiro da Costa.

 

Raimunda Dayane Silva. Formação de professores para Ensino de Biologia na educação escolar indígena: integração de saberes ancestrais e escolares no Povo Gavião da Comunidade Krinjoñhrekatêjê. Orientador: Claudio Emídio Silva.

 

ree

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) – UFMA

 

Antônio José Ramos Filho. Discursos sobre a abordagem da ciência e da tecnologia nos itinerários formativos do novo ensino médio no Maranhão. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima.

 

Genildo Viana do Nascimento. Divulgação Científica por meio do Museu Game Ciência numa perspectiva sociocultural. Orientador: Hawbertt Rocha Costa.

Letícia Baluz Maciel Costa. Um estudo sobre a estruturação da componente curricular História da Matemática em cursos de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Benjamim Cardoso da Silva Neto.

 

Mateus de Lima Correia. Interfaces entre Ensino de Biologia e Educação Ambiental: potencialidades do Jogo Digital Terra Nil. Orientador: Carlos Erick Brito De Sousa.

 

Samanda Nunes Sales. Análise da confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global nas mídias sociais por licenciandos em Física. Orientador: Aldo Aoyagui Gomes Pereira.

 

Stella Chrystine Camara dos SantoS. A divulgação científica presente na Revista Ciência Hoje das Crianças: diálogos sobre o que é quem e faz Ciência. Orientadora: Mariana Guelero do Valle.

 

Talita Cristina Raiol Carvalho. A inserção da química escolar no currículo de escolas públicas estaduais maranhenses (1890-1914): um olhar a partir da história das disciplinas escolares. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques.

 

Verônica Maria de Moraes Alexandre Santana. O documento curricular integrado do arranjo de desenvolvimento educacional dos guarás: o que é possível dizer sobre o ensino de ciências com base em temas regionais. Orientadora: Regina Célia de Sousa. 

 

ree

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) – UFNT

 

André de Oliveira Moura Brasil. Educação Ambiental na prática docente: desafios da interdisciplinaridade em uma escola de ensino médio em Araguaína, TO. Orientadora: Claudia Scareli dos Santos.

 

Donizete da Silva Melo. Programa de formação continuada de professores em química: um estudo de caso sobre oficinas temáticas como estratégia formativa – 2017/2018 - DRE Araguaína. Orientador: Joseilson Alves de Paiva.

 

Getúlio Pereira da Silva Júnior. Empreendimentos matemáticos mobilizados na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Tadeu Oliver Gonçalves.

 

Leonardo Cipriano Nogueira. Feira de Ciências do Estado do Tocantins: trajetória e contribuições na perspectiva da Educação Científica. Orientadora: Gecilane Ferreira.

 

Lucas Manoel Lima Santos. A BNCC e o Ensino de Biologia: um olhar sobre a implementação curricular no Estado do Tocantins. Orientadora: Karolina Martins Almeida e Silva.

 

Luciana de Araújo Corrêa. As Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e sem Fio no Ensino de Ciências na Perspectiva dos Alunos no Contexto Amazônico. Orientador: Alessandro Tomaz Barbosa.

 

Luis Carlos dos Santos Moura Junior. A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO. Orientador: Deive Barbosa Alves.

 

Wesley Coelho de Sousa. As matemáticas mobilizadas pelas sábias mãos das artesãs Akwê-Xerente durante a confecção das cestarias de capim dourado. Orientadora: Elisângela Aparecida Pereira de Melo.

 

 
 
 

©2024 Desenvolvido por Gabriel Soares de Mesquita

bottom of page