top of page
Leitura de notícias

É notícia na Recima

Parte do texto foi extraído do portal de notícias da PUC Campinas




A PUC-Campinas recebeu, entre os dias 23 e 27 de setembro, três eventos promovidos por duas redes latino-americanas de educação: a Rede de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação (REDEPEL) e a Rede de Pós-graduação em Educação da América Latina (RedPeel). Na programação, os participantes abordaram a Diversidade Educativa Latino-americana: contextos, desafios e oportunidades contempla pesquisas que reúnem temas da agenda global do campo educacional.


A comissão organizadora da PUC Campinas foi constituída pela coordenadora do PPG (Programa de Pós-Graduação) em Educação, Profa. Dra. Elvira Cristina Tassoni, pelo Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino, o Prof. Dr. Samuel Mendonça e a Profa. Dra. Maria Silvia Librandi da Rocha, além das doutorandas Angelica Lima e Manuela Azevedo.



A abertura contou também com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira. Ao todo, cerca de 300 participantes de diversos países latino-americanos participaram dos trabalhos, que foram desenvolvidos em palestras, painéis, minicursos, espaço para a socialização de teses e dissertações, além de uma rica agenda cultural que contou com a presença de estudantes de educação básica e a visita dos participantes no espaço escolar do município de Campinas.

Receber estudantes e visitar o espaço escolar são características marcantes dessas Redes, na busca por soluções aos problemas educacionais na América Latina.

“Os eventos realizados pelo PPG em Educação marcaram a união do corpo docente, que participou das atividades, e o engajamento de mestrandos e doutorandos no diálogo com professores e estudantes estrangeiros. A nossa PUC-Campinas ganhou visibilidade internacional e muito prestígio com os colegas latino-americanos que estiveram aqui”, disse a Profa. Dra. Elvira Cristina Tassoni.



“O financiamento da CAPES, concedido por meio do Edital Paep, fez a diferença para a organização do evento que, somado à infraestrutura qualificada da PUC-Campinas, propiciaram momentos de reflexão, mas também intercâmbio cultural. Professores e estudantes do Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru e Venezuela se encantaram com a diversidade cultural vivida no campus universitário, fortalecendo as relações dos integrantes do PPG com os distintos pesquisadores”, afirmou o professor Samuel Mendonça, um dos responsáveis pela organização do evento.


Na programação, houve também a eleição para a escolha da nova sede do evento, de 2025, que contou com a candidatura de três instituições: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (Colômbia), Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras) e Universidad Autónoma de Zacatecas (México). De forma democrática, os representantes das 27 instituições das Redes elegeram a cidade de Tunja, na Colômbia e o evento será organizado pela Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC.



O evento contou com a participação da Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes (UFPA) e do Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo (Unifesspa), membros da Rede de Educação Científica e Matemática. Os pesquisadores estiveram presentes em momentos importantes do evento onde debateram temas como Profissão Docente: formação e atuação, a questão do Financiamiento de la educación en América Latina y contextos vulnerables, o debate sobre  Currículo e Cultura, e a Educación y Diversidad: experiencias de investigación, além de contribuírem com as pesquisas de diversos pós-graduandos de diversos países latino americanos.



A Profa. Dra. Ana Clédina foi uma das organizadoras do evento e proferiu a palestra de encerramento que teve como tema "Por uma Educação Latinoamericana: quando Redes se entrecruzam e se fortalecem".









 
 
 

Fonte: O Liberal 11/08/2024

Equipe Atual do Clube de Ciências

Mestrado:

Francisco José Pereira da Silva

Silviane Cordeiro Correa

Rita Cassia Ferreira da Silva

Joice Bezerra de Sousa Leal

Graduação: 

Fabiola Nathalia Favacho da Silva - Licenciatura em  Ciências Naturais

Livia Souza Fernandes - Licenciatura em Física Josmar dos Santos Marinho - Engenharia da Computação

Rhanniely Cardoso Jansen – Psicologia

 

Conheça o Instagram do Clube: https://www.instagram.com/clubedcienciasmab/


Você também pode ler a reportagem completa no link abaixo.



 
 
 

A segunda edição da série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia já está disponível para download em nosso website e tem como título Episódios da história das ciências e da matemática: propostas didáticas para uso em sala de aula. A obra é organizada por Camila Maria Sitko, Alessandro Tomaz Barbosa e Caio Maximino e aborda temas importantes para os campos das ciências e da matemática.



Já é de conhecimento no âmbito educacional os benefícios que o uso da História e Filosofia da Ciência podem trazer para o Ensino de Ciências em seus diversos níveis. No entanto, devido a uma série de motivos, muitos professores não têm a possibilidade e disponibilidade de realizarem pesquisas e compilações históricas acerca das temáticas que trabalham em sala e, posteriormente, criarem suas sequências didáticas.


Nesse sentido, torna-se importante que haja materiais e sequências que possam nortear a prática do professor em sala de aula. Entretanto, ao se recorrer à literatura concernente à área, principalmente a brasileira, nota-se que são ainda incipientes os trabalhos que apresentem de forma prática proposições de atividades na área de Ciências que tragam a abordagem histórica e filosófica.


Dessa maneira, este livro, construído como produto final das disciplinas de Epistemologia da Ciência (UFNT) e História e Filosofia da Ciência (Unifesspa), realizado através da cooperação da Recima (Rede de Educação Científica e Matemática), o qual contou com a participação de alunos da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e com alunos da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins, tem como objetivo disponibilizar sequências didáticas com temas científicos, a partir de abordagens históricas e filosóficas, para uso em sala de aula, para diferentes níveis de ensino, as quais também são adaptáveis a cada contexto educacional.


A obra também pode ser baixada no link através da seção Livros de nosso website. A Recima deseja uma excelente leitura a todos e todas.




 
 
 

©2024 Desenvolvido por Gabriel Soares de Mesquita

bottom of page